terça-feira, 11 de outubro de 2011

Turquia e Emirados Árabes

Fizemos uma viagem combinada entre a Turquia e os Emirados Árabes.
São tantas horas de vôo que compensa combinar destinos...

Voamos com a Turkish até Istambul, 14 horas de vôo desde São Paulo. A cia nos surpreendeu positivamente, tivemos um bom vôo. Viajamos em Novembro e encontramos um clima ameno, um pouco frio na Turquia, já em Dubai, clima quente.

Istambul, por estar entre a Europa e a Ásia, tem muitas influências. De maioria muçulmana - ouvíamos diariamente o chamar para as orações diárias, a população acolhe muito bem os estrangeiros ocidentais.

A cidade ocupa ambas as margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, o que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes. Nos oferece maravilhas como o mercado turco, muita história (lembra de Bizâncio e Constantinopla na aulas de história do colegial?), uma culinária saborosa e paisagens lindas.

Naise aguardando a prepraração para degustar um chá de maçã.
Ao fundo o Estreito de Bósforo.

Cruzeiro pelo Bósforo...

A cultura muçulmana está presente nas mesquistas, nos hábitos alimentares e de vida em geral. E também nas negociações - nunca negocie um preço no mercado turco se não tiver real intenção de comprar.


Mercado Turco - enlouquecedor em vários sentidos....

A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia, que significa "Sagrada Sabedoria"; é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla e que foi convertido em mesquita em 1453 até ser transformado em museu, em 1935.
Ao lado da Hagia Sophia, a Mesquita Azul que tem esse nome em função dos mosaicos de azulejos e vitrais nesse mesmo tom. Foi construída entre 1609 e 1616 e está situada em frente da Basílica de Santa Sofia da qual se encontra separada por um formoso espaço ajardinado. É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes, menor somente que a mesquita de Meca.

Café da manhã no hotel com a Hagia Sophia e a Mesquita Azul ao fundo.

Partimos de Istambul rumo a Dubai, também com a Turkish. Já na chegada Dubai impressiona com seu mega aeroporto. Aliás, tudo na cidade é mega: as construções imponentes, os carros, as lojas, os hotéis.

Iniciamos nossa visita atravessando o rio Dubai Creek, um canal que divide a cidade, de um lado Bur Dubai e do outro Deira.

Dubai Creek

Na rota das construções, o mundialmente conhecido: Hotel Burj Al Arabe....


E a construção que mais no impressionou: a Palm Jumeirah que é a menor das três ilhas que formam a "Palm Islands", arquipélago artificial em forma de palmeiras. Está localizada sobre a área costeira de Jumeirah em Dubai, sendo junto com as outras ilhas do complexo, as maiores ilhas artificiais criadas pelo homem. Se destina a um complexo de habitação, lazer e relaxamento e contará inclusive com hotéis.


Como bons turistas, fizemos um passeio em 4x4 no deserto, passeamos de camelo, vimos um show folclórico de dança do ventre.




De lembrança, além das compras, uma tatuagem de rena que tão bem traduz o hábito das mulheres de se enfeitarem:

Passamos 15 dias conhecendo e vivenciando culturas tão distintas das nossas: costumes, hábitos alimentares, vestes, religão, organização social.... Vimos paisagens tão distantes das habituais.

Mesmo assim, todos nos acolheram muito bem. A viagem nos encantou!



Nenhum comentário: